"O Teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia"

Jean-Louis Barrault

Oficina de Bufão

Tribu di Arteiros Promoveu oficina de Bufão: A SOMBRA ESTRÁBICA DO ATOR,
com Aline Marques e Simone de Dordi.
Confira abaixo algumas fotos da da oficina.











-----------------------------------------------------------------------

Tribu Di Arteiros Promove
Junho e Julho, meses de Oficinas no Galpão da Tribu
Julho: Oficina de Bufão com Aline Marques e Simone De Dordi (PoA/RS)
BUFÃO: A SOMBRA ESTRÁBICA DO ATOR
Onde: Galpão Tribu Di Arteiros em Morro Reuter
Datas: dias 04 e 05 de julho/15
Horários: dia 04, das 14 às 18h e dia 05 das 9h às 13h.
Custo: R$100,00 por participante.
*Somente 20 vagas
Inscreva-se já: Enviando seu currículo e carta de intenção para tribudiarteiros@hotmail.com, até o dia 25/05.

A divulgação dos selecionados será feita no dia 27 de maio.


OFICINA DE BUFÃO– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MINISTRANTES:
Aline Marques e Simone De Dordi
Ambas atrizes do espetáculo “As Bufas”
(Prêmio Açorianos de Teatro 2008 e Prêmio de Teatro Miriam Muniz 2009 e 2011)


Blog As Bufas:  http://asbufa.blogspot.com.br/p/o-espetaculo.html




O bufão como técnica teatral, para Aline Marques e Simone De Dordi:
Diferente do personagem, o bufão não é criado pelo ator, trata-se de uma dilatação de suas características grotescas e críticas, que revelam a sagacidade e o desejo do ator, de debochar e de fazer denuncias. Através de uma linguagem cômica, reveste-se de graça uma condição que é originalmente sombria.
O bufão é um duplo do ator. Trata-se de uma descoberta pessoal e única.
Aline Marques e Simone De Dordi, atrizes, bufonas e diretoras do espetáculo bufanesco “As Bufas”, ao ministrarem oficinas de bufão, estimulam esse processo de iniciação da utilização cômica e grotesca do corpo e do discurso, na busca de figuras bufas únicas e originais.
Durante a oficina são apontados diversos possíveis caminhos e linhas de exploração da linguagem. Cabe ao ator farejar, bebericar e tatear, fazendo uso de suas vísceras, instinto e intelecto, para lapidar e revelar, pouco a pouco, o seu bufão.
Metodologia:
Durante a oficina, Aline e Simone discorrem acerca da linguagem teatral do bufão, contam sobre sua origem, traçam paralelos com figuras de nossa sociedade que bem poderiam ser consideradas bufas e elencam os princípios da técnica teatral.
Além da explanação teórica, que permeia a oficina dando suporte ao que é experimentando na prática, são desenvolvidos diversos exercícios específicos sobre a técnica bufanesca, que lançam o ator neste espaço desconhecido e possível de ser explorado em cada um de nós. Durante a realização dos exercícios, os atores são provocados, cutucados, desafiados, confundidos, tonteados, até que sua sombra estrábica possa ser projetada, revelando seu lado grotesco, sagaz, cômico, sublime e, sobretudo, bufanesco.
Princípios a serem trabalhados:
O corpo grotesco
A oposição entre o teor do discurso e a forma com que é dito
A paródia
A blasfema
O poder de conquista
A crítica e o deboche



Ministrantes:
Aline Marques:
Diretora, atriz e professora de teatro, formada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Desde 2005, Aline dedica-se a pesquisar a técnica do bufão, tendo como um dos resultados, em 2008, o espetáculo “As Bufa”. Em 2012, Aline estudou na escola Philippe Gaulier, na França, referência mundial em estudos de clown e bufão. Aline fez assistência de direção do espetáculo “Dia desmanchado” do Teatro Torto, ao lado da diretora Tatiana Cardoso. Desde 2008, Aline dirige o grupo “Nós do Teatro” do Colégio Sinodal da Paz em Novo Hamburgo. Aline atuou em diversos espetáculos do grupo Cuidado Que Mancha.
Simone De Dordi:
Diretora, atriz e professora de teatro, formada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Desde 2005, Simone dedica-se a pesquisar a técnica do bufão, tendo como um dos resultados, em 2008, o espetáculo “As Bufa”. Em 2012, Simone estudou na escola Philippe Gaulier, na França, referência mundial em estudos de clown e bufão. Dirige grupo de teatro na escola Tem Gente Teatrando em Caxias do Sul. Trabalhou com diretores como Gilberto Fonseca, Raquel Grabauska e Tatiana Cardoso. Com Aline Marques, Simone ministras oficinas da Técnica do Bufão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário